terça-feira, 9 de junho de 2009

A arquitetura da década.

A arquitetura moderna foi introduzida no Brasil por meio da influência e atuação de arquitetos estrangeiros como o franco-suiço Le Corbusier (sem dúvida o mais influente), os alemães Mies Van de Rohe e Walter Gropius, e o estadunidense Frank Lloyd Wright. Arquitetos recém formados no país estudavam suas obras, Le Corbusier nas várias vezes q esteve no Brasil realizou conferências difundindo seus ideiais aos jovens arquitetos daqui. Inclusive orientou uma equipe de arquitetos formada por na mais que Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Jorge Moreira e Ernani Vasconcelos, liderados por Lúcio Costa, para a criação do projeto do edifício da nova sede do Ministério da Educação e Saúde no Rio de Janeiro. Apesar de toda influência estrangeira, foram Oscar Niemeyer e Lúcio Costa que tornaram esse estilo conhecido e de fato aceito no Brasil, sem falar que Niemeyer se tornou ao longo da carreira um dos maiores nomes dessa arquitetura no mundo.

Le Courbusier

A arquitetura moderna surgiu na Europa devido à necessidade de solucionar os problemas que surgiam graças às mudanças sociais e econômicas que a Revolução Industrial causou. No Brasil, no entanto, segundo Lúcio Costa, o Modernismo brasileiro justifica-se como estilo, afirmando a identidade de nossa cultura e representando o "espírito da época".

As obras deste estilo apresentavam como características formas geométricas definidas, sem ornamentos; uso de pilotis a fim de liberar o espaço sob o edifício; vidros contínuos nas fachadas ao invés de janelas; aproveitamento do espaço do edifício etc.
A arquitetura brasileira tem como marca um conflito entre o neo-colonial - estilo dominante na arquitetura brasileira da época baseada na arquitetura usada em Portugal e que se manteve aqui pelo colonos portugueses - e o Modernismo, que começava a ganhar espaço.

O Estado teve papel importante na consolidação do modernismo arquitetônico brasileiro, pois patrocinava obras, já que buscaram o modernismo como símbolo de modernidade e progresso do novo Brasil que se desenvolvia, a idéia de uma nova Nação com uma identidade própria, a tomar como exemplo o projeto arquitetônico de Brasília. Aos poucos a Arquitetura Moderna Brasileira foi ganhando destaque no cenário mundial passando a imagem do novo Brasil que estava se formando.

Os principais elementos da estética Corbusiana se resumem da seguinte forma:


Planta livre: elaboração de uma estrutura independente que permita a livre distribuição das paredes, já sem exercerem função estrutural.

Fachada livre: resulta igualmente da independência da estrutura. Assim, a fachada pode ser projetada sem impedimentos.

Pilotis: sistema de pilares que elevam o prédio do chão, permitindo o trânsito por debaixo do mesmo.

Terraço-jardim: recupera a área ocupada pelo edifício transferindo-o para cima do prédio na forma de um jardim.

Janelas em fita: possibilitadas pela fachada livre, permitem uma relação desimpedida com a paisagem.




Pode-se notar quase todas as caracterísiticas da arquitetura da época no Ministério de Educação e Saúde do Rio de Janeiro, constuído em meados dos anos 50.



Detalhe para a aplicação do pilotis no prédio do ministério.









Por Erich Belfort Chiarelli

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