terça-feira, 9 de junho de 2009

A corrente concretista e seu desenrolar no Brasil

Concretismo e arte concreta:

O concretismo surge na década de 50 na Europa, durante a tentativa de integrar conceitos matemáticos e geométricos às obras de arte. Visava-se retirar das obras de arte qualquer tipo de sentido simbólico, enfatizando as elaborações estéticas através do raciocínio e separando forma de conteúdo. A arte para de tentar expressar algo relativo à realidade para fazer sentido por si mesma.
Esse movimento teve reflexos tanto nas artes plásticas, com Max Bill como predecessor, como na música e na poesia.


Obra de Max Bill. Fonte: Itaú Cultural

Como essa arte chega ao Brasil?

Um dos idealizadores da arte concreta, o suíço Max Bill expõe suas obras em 1951 no MASP e na primeira Bienal de São Paulo. Levando em conta todo o pensamento do período, as tendências e idéias concretistas são aderidas rapidamente pelo Brasil.
A entrada desse movimento no país impulsionou as principais mudanças arquitetônicas das cidades e a construção de museus e casas de arte ocorridas no período.

Poesia concreta.


A poesia também sofreu influência desse pensamento. Assim como nas artes plásticas, O conteúdo dos textos era esvaziado enquanto as formas de diagramação passaram a ser cada vez mais privilegiadas e integradas ao conjunto. O poema concreto é um objeto por ele mesmo, não um intérprete de situações ou sensações do mundo real.
A matéria prima e o objeto da poesia concreta era a palavra. Os trabalhos eram baseados na sintaxe, na fonética e na semelhança de diferentes palavras, e as diagramações eram feitas a partir dessas relações. Segundo Augusto de Campos, um dos grandes nomes da poesia concreta brasileira, “O poeta concreto vê a palavra em si mesma - campo magnético de possibilidades - como um objeto dinâmico, uma célula viva, um organismo completo, com propriedades psicofisicoquímicas tacto antenas circulação coração: viva.”
Além de Augusto, os principais nomes foram: Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Ronaldo Azeredo.
Em 1958, é publicado o Plano Piloto para a Poesia Concreta, escrito pelos poetas concretistas citados acima. O manifesto ataca o verso tradicional e decretas as principais características do movimento. “poesia concreta: uma responsabilidade integral perante a linguagem. realismo total. contra uma poesia de expressão, subjetiva e hedonística. criar problemas exatos e resolvê-los em termos de linguagem sensível. uma arte geral da palavra. o poema-produto: objeto útil.”


O Neoconcretismo


A introdução da corrente concretista no pais acarreta na formação do grupo Ruptura, que era de São Paulo e dava mais atenção às artes visuais, e do grupo Frente, do Rio e que focalizava mais a poesia.
Existiam algumas divergências ideológicas entre os grupos carioca e paulista. Enquanto os paulistas pensavam na arte concreta como pura forma ou um mero objeto, levando muito à risca os ideais do concretismo, o grupo carioca achava necessário que as intuições humanas fossem mostradas nas obras.
Os cariocas, liderados por Ferreira Gullar, decidem criar um movimento para se separar da racionalidade e desumanização sugerida pelos concretistas: o neoconcrestismo.
O movimento seria uma tentativa de dar novamente ao artista a possibilidade de criar com seus sentimentos, eliminando a tecnicidade e rigidez das obras concretistas, Deixando de lado a arte como objeto e aderindo a idéia da arte como um ser.
Em 1959, um Manifesto Neoconcreto, que traçava os ideais desse pensamento e criticava seu antecessor, seria assinado pelos principais artistas seguidores desse movimento e publicado no Jornal do Brasil. São eles: Amilcar de Castro, Ferreira Gullar, Franz Weissmann, Lygia Clark e Lygia Pape.

Por: Pedro Bastos

Um comentário:

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